Portugal dos Pequenitos

Depois de um final de semana movimentado, com muitas mudanças e tarefas, aproveitamos o final de tarde do domingo nublado e chuvoso para visitar o Portugal dos Pequenitos!

O parque fica bem próximo a faculdade de desportos do outro lado do rio Mondego. Descobri que é o parque mais antigo de Portugal, foi fundado em 8 de junho de 1940.

O parque começa com o período das grandes navegações, mostra a Índia (o antigo Estado Português da Índia) e depois tem réplicas das colônias.

IMG_0741
Miniatura da Índia

Na área dos países africanos há muitos detalhes interessantes, dentro de cada um desses “pavilhões” é possível encontrar detalhes do artesanato e da cultura desses países.

Detalhes externos da área dos países africanos.
Detalhes externos da área dos países africanos.

E é claro, que o Brasil também está na área das colônias. Dentro do “pavilhão” brasileiro, diferentemente dos outros países, lá encontramos um vídeo (animação) contando desde a saída das caravelas sob a direção de Pedro Álvares Cabral, a descrição da descoberta pelas cartas de Pero Vaz de Caminha e o encontro com os indígenas. É bem interessante!

Pavilhão do Brasil
Pavilhão do Brasil
No pavilhão brasileiro, esperando o filme começar. Com a Catarina, nossa amiga portuguesa que nos convidou para esse passeio.
No pavilhão brasileiro, esperando o filme começar. Com a Catarina, nossa amiga portuguesa que nos convidou para esse passeio.

Depois das Colônias chegamos a Portugal de fato,  um grande mapa mostrando as rotas das grandes navegações separa uma área da outra.

IMG_0767

IMG_0769

A ideia do parque é que as crianças e adultos que o visitam possam “viajar” pelos principais monumentos nacionais, conhecendo um pouco das tradições, da cultura e da história de Portugal.

De todas as áreas do parque, a com as construções de Portugal foi a que achei mais bonita, e para vocês perceberem como tudo é em escala pequena vou colocar algumas fotos com a gente!

IMG_0780
Construções de “pedras” – típicas do norte de Portugal

IMG_0792

Como estamos em Coimbra, gostei muito de ver a miniatura da Universidade de Coimbra, com detalhes perfeitos da Faculdade de Direito e da sala dos Capelos.

Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito
Universidade de Coimbra – Faculdade de Direito

Além dos detalhes da cidade, também visitamos o pavilhão das bonecas!

Pavilhão das bonecas - exposição linda com muitas barbies!
Pavilhão das bonecas – exposição linda com muitas barbies!

Nossa, quantas fotos nesse post! Estava difícil escolher as melhores, o parque é realmente lindo e vale a visita, acho que as crianças devem ficar ainda mais encantadas do que a gente.

Só como informação, o idealizador do parque foi um médico de Coimbra chamado Dr. Fernando Bissaya Barreto e o arquiteto responsável pelo projeto foi Cassiano Branco.

A entrada custa 8,50 EUR com direito a um picolé Olá (A Kibon aqui chama “Olá”).

2 comentários em “Portugal dos Pequenitos

Gente comenta aqui :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s